terça-feira, 13 de agosto de 2013

Prorrogado o prazo de inscrição para o CELPE - BRAS 2013



ATENÇÃO, PESSOAL! 

Foi prorrogado o prazo de inscrição para o Exame Oficial CELPE-BRAS até as 23h do dia 27/08/2013.

Abaixo, link para a inscrição online: http://celpebras.inep.gov.br/inscricao/

E aí, quem vai fazer?

Presidente Dilma estuda levar engenheiros estrangeiros para o Brasil




Saiu hoje uma notícia no jornal brasileiro "O Estado de São Paulo", mais conhecido como "O Estadão" sobre o planejamento da presidente Dilma de levar profissionais engenheiros, estrangeiros, para o Brasil. Planejamento ainda em estudo.
Não se esqueçam que muitas empresas no Brasil pedem o exame CELPE-BRAS como comprovação do idioma, bem como universidades brasileiras em relação a estudos.

Cliquem aqui e confiram a notícia: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,por-prefeitos-dilma-estuda-importar-engenheiros-,1063003,0.htm

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Estive na RNE, no Programa "Hoy empieza todo", de Ángel Carmona



Olá!

A manhã da quarta-feira passada começou cheia de ESPERANÇAS.
Eu e o escritor brasileiro Otávio Jr. estivemos na Radio Nacional de España, mais precisamente no programa Hoy empieza todo, do Ángel Carmona. O Otávio estava sendo entrevistado pelo telefone (mora no Brasil) e eu estava lá com o Carmona, um cara mais que gente boa e com muita consciência social. Falávamos sobre o livro do Otávio - Biblioteca Favela-, publicado pela Ediciones Ambulantes (editora que possuo com o Víctor López). Bom, finalizando as apresentações (rs), vamos aos FATOS!

Assim que a entrevista começou, ficou claro que o Carmona havia lido o livro todo. Falava sobre o Biblioteca Favela com conhecimento de causa, e isto, meus queridos amigos, "são outros quinhentos". Na verdade, possui conhecimento sobre o livro e sobre a realidade nas favelas cariocas, devido ao projeto social que criou em uma das favelas não pacificadas desta cidade. É isso aí mesmo que vocês estão lendo. O mundo é um ovo e quando a gente menos espera, pode se cruzar por aí com notícias boas e bem diferentes das que costumamos ver nos telejornais. E eu acredito que tudo isto começou a acontecer quando fui, numa bela tarde tropical, a uma livraria no Rio. Foi aí que "todo empezó"...

Quem quiser conferir o programa inteiro, deixo aqui o podcast. O programa todo está bastante interessante. A nossa entrevista sai a partir do minuto 23:46.

Programa do dia 07/08/2013:
http://www.rtve.es/alacarta/audios/hoy-empieza-todo-en-radio-nacional/het-rne-2-070813/1978888/

Também é muito recomendável "dar uma espiadinha" no que este moço (Ángel Carmona) anda fazendo por terras brasileiras... Um trabalho muito bonito e MUITO necessário. Projeto de música (e mais que música) Leãozinho com crianças e jovens de uma favela de Parada de Lucas.
Eu QUERO e VOU conferir tudo isso ao vivo, em dezembro, lá no Rio. Além de "dar um pulo" na biblioteca do Otávio, em outra favela da zona norte do Rio, no Complexo do Alemão.
Quem se anima a dar uma mãozinha a esses projetos? Montamos uma excursão? ;)

Projeto Ler é dez, leia favela (Otávio Jr.):
http://leredezleiafavela.blogspot.com.es/

Projeto Leãozinho (Ángel Carmona): 
http://leaozinho.net/quienes-somos/

Ediciones Ambulantes - única na Europa especializada em literatura brasileira:
www.edicionesambulantes.com


Abração!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Encontros e musiquinha


Bom dia, pessoal! 

Queridos, como alguns já devem ter percebido, não tivemos o nosso encontro de português... Tentei quadrar algumas datas, mas foi complicado porque muitos alunos entraram de férias em julho e outros em agosto. É o verão, não tem jeito! rs ;)
Por isto, achei melhor retomar os encontros totalmente depois das férias. O que não impedirá o funcionamento do nosso blog, pois continuarei colocando novidades para vocês. 
Portanto a partir de setembro voltamos cos encontros com força total e com novo nome! Pois é... O encontro de português vai mudar de nome, não se chamará mais "Fala que eu te escuto". Fiquem atentos que, em breve, contarei o novo nome! 

Como trilha sonora deste lindo verão, lhes dedico esta canção do grande Nando Reis, composta pra sua filhota Zoé, cantada diretamente num luau. Liiiindo! 


Um abraço já com saudades! 

Curtam o VERÃO! 

Beijão,

Aline.