quarta-feira, 16 de outubro de 2013

NOVOCINE 2013 - Mostra de Cinema Brasileiro - Madri




Falta pouco para a 7ª Mostra de cinema brasileiro - NOVOCINE. Conheci esse evento há quatro anos, desde que cheguei na Espanha, e a partir desse dia vou a todos! Gosto muito e recomendo bastante. Não só pela qualidade dos filmes selecionados a dedo, mas também pela oportunidade de ouvir os comentários e entrevistas a alguns diretores e atores/atrizes dos próprios filmes, ao vivo, pertinho de nós, na sala do cinema. Quem for pé quente talvez até leve uma passagem de ida e volta pro Brasil! Pois é, não sei se este ano farão novamente, mas o NOVOCINE costuma sortear uma viagem para o Brasil, entre os participantes. Querem saber de mais uma coisa interessante: a entrada é livre (lê-se gratuita) até completar assentos. 
Quando? 
Em Madri, do dia 7 ao dia 14 de novembro.
Em Salamanca: dias 20 e 21 de novembro. 

Fiquem ligados, preparem a pipoca e nos vemos lá! EU VOU! 

Vejam a programação aqui, no site da mostra: http://novocine.es/

Aquele abraço,

Aline. 

Cinema brasileiro no El País



Filme: Central do Brasil - Diretor: Walter Salles.

E para os fãs da 7ª Arte, o jornal El País preparou reportagens interessantíssimas sobre vários filmes brasileiros. E quem me contou foi uma querida ex-aluna que agora está morando em São Paulo, mas que fica sempre antenada nas novidades: Yolanda. Obrigada por compartilhar as notícias conosco, Yoli! 
Outro aluno, Iván, também leu a reportagem e contribuiu enviando os links. Que legal saber que vocês participam e se interessam por conhecer esse "mundo particular" que é o nosso querido Brasil. 

Deixo aqui os links:

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia dos Professores no Brasil - 15 de outubro


Para as queridas amigas e queridos amigos professores do mundo, PARABÉNS pelo trabalho de hoje e de sempre. Hoje é dia do Mestre no Brasil. Hoje é dia da Esperança. Acredito que ensinar e educar seja dar esperança e eu AMO o meu trabalho. Quem ensina, também aprende. E quem aprende, sempre ensina. Dedico este pensamento do eterno Paulo Freire a todos vocês. 

A educação pública no Brasil vem sofrendo e sangrando há muito tempo. Os professores saem para se manifestar, entram em greve, denunciam, e pouco ou nada de bom acontece. Conheço professoras que já deram aulas a crianças em cima de tábuas de madeira porque houve uma enchente no bairro e a escola ficou inundada por uma semana. Colegas de trabalho que são agredidos pelos alunos ou pelos pais dos alunos por conta de uma reprovação ou nota baixa no boletim. Professores que dão 10 horas de aulas por dia, trabalham em 2 ou 3 escolas diferentes e distantes uma da outra, e ganham R$800 no final do mês. Professores voluntários que dão aulas em áreas de risco. Professores do meio particular que, mesmo afônicos, tiveram que dar aulas porque o diretor do colégio desconta os seus salários caso solicitem uma licença médica. Diretores que dizem: "Não tem voz? Faz mímica". 
A todos e cada um, os meus sinceros PARABÉNS. Muita LUTA e muita FORÇA para que estas e outras situações precárias possam mudar. Ser professor é uma profissão, não é uma caridade. 


O apoio dos alunos e das famílias dos alunos é muito importante. A educação é para todos nós. Se um professor luta nas ruas do Brasil e do mundo por ela, luta por todos nós. Luta por um setor que afeta a todos, sem distinção. 









segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Entrevista - Chico César.

Com Chico César.


E para quem não pôde assistir ao show do cantor brasileiro Chico César na sala Galileo Galilei, no último sábado, fica aqui uma palhinha das músicas que tocaram no show e uma entrevista com o cantor minutos antes de subir no palco e deixar todo mundo "de queixo caído". Saímos todos com as baterias recarregadas e com vontade de abraçar a todo mundo pela rua. Chico César é assim, contagiante. Deixo aqui pra vocês o link com o podcast do programa "Borratajos y Ruidos" (Radio Círculo) para que possam ouvir e cantar com Chico. Uma maravilha!
Entrevista em português.

Podcasthttp://m.ivoox.com/entrevistas-a-chico-cesar-a-royal-audios-mp3_rf_2447579_1.html

Blog do programa "Borratajos y Ruidos": http://borratajosyruidos.blogspot.com.es/2013/10/entrevista-con-chico-cesar.html

Facebook do programa: https://www.facebook.com/pages/Borratajos-y-Ruidos-Radio-C%C3%ADrculo/170901896304262

Abração,

Aline.

A arte do Encontro.



De baixo para cima, à direita: Sandrinha, Julinha, Marian,  Esther e Víctor.
À esquerda: Manolo, Aline (eu), Elena e Manu. 


A vida, meu amigo, é a arte do encontro. Embora haja tanto desencontro pela vida. 
Vinícius de Moraes. 


Domingo de samba no pé, sorriso no rosto e alegria no coração. 
Crise? Qual crise? No último domingo não faltaram abraços, ginga, música, amizade, diversão, e mais alegria, como não? E se precisamos de coisas assim para sermos felizes, disso a Espanha está cheia. Não tem como negar. Que povo animado! 
Falemos do Maloka: um bar que, por algumas (felizes) horas, se transformou no palco musical de pessoas de várias nacionalidades, línguas, crenças e tribos. Todo mundo com a vontade de curtir o momento e ser feliz. E ainda pudemos contar com uma baita explicação da Rose, dona do bar, sobre os orixás da religião africana no Brasil. 
Reencontramos amigos das aulas de português e conhecemos outros do meio físico e do meio virtual! Sim, tivemos a alegria de, finalmente, conhecer o Manolo, madrileno-carioca de coração. Participante do blog que, desta vez, se animou e apareceu. Um rapaz muito gente boa e cheio de alto astral. 
Há tempos não via a minha querida dupla dinâmica: Marian e Elena. Que bom ver o sorriso das duas e  escutar esse português paulistano cada vez melhor! E trouxeram uma amiga, mais uma que confiscamos pros encontros, claaaaaro: Esther, dando um toque flamenco às danças brasileiras. Gente fina! 
Também foi uma agradável surpresa saber que dois dos novos alunos da universidade se animaram e participaram: Sandrinha querida, cheia de charme, e Manu, que na segunda parte da música já era totalmente hispano-brasileiro e cheio de ritmo!
Sem falar da Julinha, de Boston. A nossa querida "penetra", he he he. Julinha não recuou o convite do forrozeiro e foi só no "arrasta pé". Bonito! 
Para que vocês possam ter uma ideia: esse encontro foi tão "mágico" que até o Víctor dançou, rs rs E bem pra caramba! Pé de valsa, esse menino :) 

No repertório do nosso encontro teve de tudo e tudo de bom: Djavan, Seu Jorge, Gilberto Gil, Jorge Ben, Maria Rita, Lulu Santos, Fala Mansa e por aí vai. Uma beleza. 

É meninos, pra mim foi muito bom e espero que pra vocês também tenha sido. Passou rápido, mas espero vê-los em breve e ficarei torcendo para que os outros, que não puderam ir, apareçam no próximo. 

Um abração com carinho para todos e uma linda semana.

A gente se vê,

Aline. 

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Música é vida!

Thaís Gulin


Chico César



Aterriza música brasileira boa em território espanhol, dentro de pouquinho. Maravilhosos shows em Madri e em outras cidades internacionais. Quando vi essa programação, nem podia acreditar. Músicos pra lá de bons de várias partes do mundo (Brasil, Colômbia, Cuba, República Dominicana, Portugal, EUA, etc) e representando o Brasil, como dizemos na minha terra, "só tem fera". Imperdível, pessoal!
Coloquei uma "palhinha" de alguns dos músicos brasileiros que vão. Pra ouvir com os ouvidos da alma e dançar mexendo o corpo inteiro.

Programação de todos os shows, aqui: http://blog.rtve.es/cuandoloselefantes/2013/10/los-conciertos-son-para-el-otoño.htm

Mama África - Chico César:



Se eu soubesse - Thaís Gulin e Chico Buarque:


Doralice - Luciana Souza:


sábado, 5 de outubro de 2013

Próximo encontro de Português do Brasil Maloka bar brasileiro





Olá, pessoal!

Como vai este fim de semana? O verão ainda está se arrastando, não é mesmo? Melhor!
E para abrir o mês de outubro com chave de ouro, nada melhor que nos reencontrarmos, não é verdade?

As aulas já começaram e o CELPE BRAS (exame oficial de português do Brasil) está quase chegando. Quem quiser praticar um pouquinho o português, conhecer pessoas, se divertir e, para rematar, escutar música boa, o MALOKA é o lugar. Algumas atividades novas estão programadas para o nosso próximo encontro. Surpresa!

Maloka é um barzinho brasileiro (e associação cultural) situado no bairro madrileno de Lavapiés cuja dona, Rose, é uma graça de pessoa. O ambiente é maravilhoso e a qualidade musical/cultural ainda mais. Os músicos tocam ao vivo e bem pertinho do público. O bar nos fará a gentileza de abrir 1h antes, para que possamos nos reunir com tranquilidade e bater um papo relaxadamente antes do show. Acho que vocês vão gostar. Eu adoro!
Para que possamos realizar o encontro, preciso da confirmação de pelo menos 6 pessoas. Aí vão os dados do nosso encontro:

Local: Bar Maloka
Endereço: Calle Salitre, 36 - Lavapiés - Madri
Dia: 13/10/2013 - domingo
Horário: às 19h
Prazo para confirmação: até o dia 09/10, quarta-feira. 
Importante: a confirmação deve ser feita através deste BLOG, deixando um comentário nesta postagem com os nomes de quem vai. 

Se quiserem acompanhar a programação desse bar brasileiro, deem uma olhadinha na sua página de Facebook: https://www.facebook.com/pages/Maloka/176279305723400

E então, quem se anima?

Um abraço apertado e curtam bastante o fim de semana!

Aline.