terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia dos Professores no Brasil - 15 de outubro


Para as queridas amigas e queridos amigos professores do mundo, PARABÉNS pelo trabalho de hoje e de sempre. Hoje é dia do Mestre no Brasil. Hoje é dia da Esperança. Acredito que ensinar e educar seja dar esperança e eu AMO o meu trabalho. Quem ensina, também aprende. E quem aprende, sempre ensina. Dedico este pensamento do eterno Paulo Freire a todos vocês. 

A educação pública no Brasil vem sofrendo e sangrando há muito tempo. Os professores saem para se manifestar, entram em greve, denunciam, e pouco ou nada de bom acontece. Conheço professoras que já deram aulas a crianças em cima de tábuas de madeira porque houve uma enchente no bairro e a escola ficou inundada por uma semana. Colegas de trabalho que são agredidos pelos alunos ou pelos pais dos alunos por conta de uma reprovação ou nota baixa no boletim. Professores que dão 10 horas de aulas por dia, trabalham em 2 ou 3 escolas diferentes e distantes uma da outra, e ganham R$800 no final do mês. Professores voluntários que dão aulas em áreas de risco. Professores do meio particular que, mesmo afônicos, tiveram que dar aulas porque o diretor do colégio desconta os seus salários caso solicitem uma licença médica. Diretores que dizem: "Não tem voz? Faz mímica". 
A todos e cada um, os meus sinceros PARABÉNS. Muita LUTA e muita FORÇA para que estas e outras situações precárias possam mudar. Ser professor é uma profissão, não é uma caridade. 


O apoio dos alunos e das famílias dos alunos é muito importante. A educação é para todos nós. Se um professor luta nas ruas do Brasil e do mundo por ela, luta por todos nós. Luta por um setor que afeta a todos, sem distinção. 









6 comentários:

  1. concordo com você en tudo. os professores sao un bem prezado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. Só peço que, por favor, assine após escrever. Assim poderemos saber sempre os nomes de quem participa. Um abraço!

      Excluir
  2. Parabéns pra todos os professores que tem paciência... E eles não desistam nunca!! :)

    ResponderExcluir
  3. Muitos parabéns pra todos os profesores, todo de bom pra vocês.
    Aline a segunda foto é onde eu moré no Rio a praça Largo do Machado, meu deus que saudade.
    Beijinhos
    Manu ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Manu. E quem não sente saudades do Largo do Machado? Bairro charmoso... Beijos

      Excluir