segunda-feira, 30 de junho de 2014

FAVELAS - por Leonardo Martins

Olá pessoal!

Quem é que nunca ouviu falar na palavra favela? Mesmo aquele que nunca tenha pisado em uma, consegue imaginar aquele emaranhado de fios elétricos pelos ares como se fossem novelos, tecendo uma história difícil de simplificar, casas e barracos erguidos com o suor do próprio morador e da vizinhança (na favela todo mundo se fala e se conhece) em ruelas e becos, muito movimento, criança jogando bola, comércios, sorrisos escancarados, gargalhadas sonoras, trabalho duro e sem tanta pena (!) comida de botequim e... uma maioria de gente boa e trabalhadora.
Se você não imaginava exatamente isso mas sim um lugar hostil, inseguro e com uma massa violenta de moradores, precisa conhecer mais do que são as áreas de desigualdade social. E nem sempre precisamos sair do nosso país e ir ao Brasil para conhecermos essa gritante realidade social. Aqui mesmo em Madri, quem já ouviu falar na Cañada Real? Quem já foi lá para ver como realmente é e conhecer as pessoas como realmente são? Quem já pensou que talvez a solução para muitos problemas do chamado 1º mundo ja foi encontrada há muito tempo no chamado 3º mundo?

É renovador mergulhar nesse espaço tão do outro e tão nosso que é o mundo das favelas. Para tal, escolhi uma breve palestra (menos de 30 minutinhos) do brasileiro Especialista em Favelas e Sustentabilidade, além de Incentivador de Líderes Comunitários: Leonardo Martins. As favelas, ao menos no Brasil, também são chamadas de "comunidades". 
A palestra foi dada em Madri, motivo pelo qual está em espanhol e não em português. O assunto tratado é interessantíssimo e muito recomendável. 

Assista aqui à palestra:


Site de Leonardo Martins, para maiores informações, clique aqui.

E você? Qual é a sua opinião? O que você já conhecia e o que mais lhe surpreende sobre as favelas? Alguma vez já conheceu alguma ou tem vontade de conhecer de pertinho e trabalhar com este tema? 

Seria um prazer poder saber o que você acha. Deixe um comentário! Fique à vontade, afinal, a casa é nossa :) 

Um abração e boa palestra!

Aline. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário